Salmo 4-5

Alegria e Tranquilidade

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro (Sl 4:8); Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência (Sl 5:11-12).

Na comparação com o homem vaidoso, que busca bens materiais através de mentira, calúnia e engano, o piedoso pode sossegar e até ter alegria. Deus conhece quem são os que O buscam e servem com fidelidade. Podemos ficar irados e perturbados com os enganos e ataques dos desonestos, mas no final do dia Deus nos ajuda a deitar e dormir sossegados, sabendo que o controle de tudo está nas Suas mãos. Podemos até nos alegrarmos, como o salmista do capítulo 5 pelo escudo com que Deus nos protege. (Este escudo de Deus nos “cerca” (5:12); não é um escudo pequeno, mas um grande, neste caso feito para proteger o corpo inteiro.)

Algumas vezes perdi o sono e a alegria porque senti que alguém me prejudicou. Perdi a tranquilidade por causa da impiedade do outro. Que adianta? Deus traz tudo à luz; Ele é justo e nos dá segurança, mesmo no calado da noite quando não temos defesa nenhuma ou diante de um exército de inimigos.

“Aplainar”, “dirigir”, “refúgio”, “proteção” e “escudo” são palavras usadas para descrever nosso abrigo no Senhor e nosso motivo de alegria. É uma lição essencial aprender para qualquer crente, líder ou missionário. Haverá calúnias; é bom aprender deixar o Senhor resolvê-las. É bom manter a alegria, sabendo que é Ele que cuida das nossas reputações, “honra” (que de verdade não temos à parte da graça dEle), ministérios e relacionamentos.

Fui fortemente caluniada logo que cheguei no meu primeiro campo de trabalho missionário. Graças a Deus, a acusação foi tão absurda, mesmo destruidora, que consegui voltar meu coração para o Senhor e confiar na proteção dEle. Não tentei me defender, pois Deus é o escudo. Logo tudo dissipou e ninguém se lembra mais de nada disso.

Não precisamos nos autodefender. Deixe nas mãos de Deus e continue caminhando na paz e alegria dEle.