Salmo 25:11-15

Pecado é Contra Deus e Seu Nome

Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, que é grande (Sl 25:11).

O Salmista clama por perdão neste texto. Mas não é porque ele quer salvar a sua própria pele do castigo, ou porque foi pego no pecado e não tem como escapar. Ele não está preocupado com a vergonha de ter pecado e ser descoberto, nem com a culpa íntima que tortura a pessoa após um delito. Ele não está com medo do castigo. Ao contrário, ele reconhece que o seu pecado foi contra o próprio Deus, manchando o Seu nome.

“Nome” na Bíblia é intimamente ligado com a pessoa. Quando fala o nome da pessoa, fala da própria pessoa. O nome tinha grande significado.

Por isso Davi lamenta que através dele Deus foi atingido – a glória de Deus, a santidade de Deus, a bondade de Deus e a reputação de Deus.

O verdadeiro arrependimento vem tão somente quando sentimos profundamente que pecamos contra Aquele que nos criou e nos ama, ao ponto de dar seu próprio Filho em resgate por nós. É remorso e pavor pelo fato de termos agido contra ELE, Deus mesmo. É o resultado do temor ao Senhor e intimidade com Ele (vs 12, 14). Só assim ele tira os “(…) pés da armadilha” (vs 15) do pecado definitivamente.

O livramento do pecado vem quando chegamos a odiar nosso próprio pecado porque fere o Senhor, não por causa da opinião de outros, as consequências negativas para nós ou da pressão social. Quebrantamento diante de Deus é a solução, e confiança nEle (vs 15), como aconteceu com Davi.