Salmo 25:4-5, 12

Somos Aprendizes a Vida Toda

 Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me com a tua verdade e ensina-me, pois, tu es Deus, meu Salvador” (Sl 25:4-5).

Ensinamos para os alunos de missões que devem ir para o campo com uma forte atitude de aprendiz, não como grandes senhores do saber. A verdade é que os próprios missionários precisam aprender muito mais sobre a Bíblia, sobre Deus e sobre a vida cristã, oportunidade ímpar na vida de alguém que vai viver e comunicar-se com outra cultura. Atitudes de humildade, ser um aprendiz e ter abertura para ouvir, em vez de serem arrogantes donos da verdade, ajudam na aceitação entre o povo.

Uma coisa que atrapalha algumas pessoas ao chegar ao sertão para um dos projetos da Missão Juvep é expressar superioridade cultural, educacional e religiosa. Estas expressões são evidentes quando tratamos o povo como crianças, o que se chama de paternalismo, ou a ideia que a principal missão é entregar cestas básicas para eles, ou a evangelização que não confronta o pecado e a idolatria como medo de não ofender. Quão melhor chegar às casas e aos sítios com humildade e respeito, sabendo que aquelas pessoas são feitas na imagem de Deus e são capazes de compreender o Evangelho de Jesus Cristo que tanto eles como nós precisamos (vs 11).

Estes dois versículos do Salmo 25, no entanto, nos mostram que não é só chegar num campo missionário que precisamos ser aprendizes. Devemos ser aprendizes a vida toda! No primeiro ano, ou no 50º ano, precisamos, em humildade, continuar a crescer no conhecimento e na obediência à vontade de Deus. Nunca devemos chegar ao ponto de pensar que conhecemos tudo e que não precisamos aprender mais.

O segredo do versículo 12 é o temor do Senhor: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher”.