Salmo 1

Cuidado com a Companhia

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1:1).

O primeiro Salmo é uma boa introdução ao livro todo dos 150 Salmos. Como é ser ímpio e como é ser justo? Podemos escolher nesta vida quem vamos seguir, os perversos, ou os crentes de verdade. Os justos nos levam e nos ajudam nos caminhos de Deus, enquanto os perversos nos tira e nos leva à perdição e destruição.

Há instruções valiosas neste Salmo para nos ajudar tomar os passos certos na vida.

Primeiro, não devemos ter amizades com pessoas que não seguem a Deus. Isto não quer dizer que não vamos nos relacionar com estas pessoas, pois vivemos neste mundo e vamos encontrar elas em todo lugar. Devemos ter o propósito de ajudá-las, ser exemplo para elas e amá-las. Isto não significa que vamos admirá-las. Não vamos querer estar com elas, participando da vida delas, sendo iguais a elas. Às vezes, infelizmente, queremos ser aceitos por elas, pertencer ao grupo “popular” delas e evitar qualquer posicionamento contrário a elas.

Mas o salmista disse para não darmos ouvidos, não criar amizades íntimas, não participar das piadas, conversas tolas e ideias céticas delas. O prazer não pode estar nos forrós, bailes, músicas mundanas, movimentos manipulados por pessoas sem escrúpulos ou popularidade a custo da fidelidade ao nosso Senhor. O nosso prazer tem que estar na leitura da Bíblia, no aprendizado na Escola Dominical, na memorização de versículos.

O resultado de vida arraigada na vontade de Deus é firmeza, como árvores bem enraizadas e frutíferas. Qualquer vento não pode derrubar uma pessoa assim. Ela anda com passos firmes e a cabeça erguida, olhando para frente e ansiando pelo dia que Jesus vem nos buscar. Os que rejeitam Deus, que vivem por vontade própria, que querem vantagem não têm um bom futuro pela frente. Serão condenados.

Por isso Jesus nos mandou para alcançar estas pessoas, até aos confins da terra. Estas pessoas sem Deus precisam conhecê-lo. Precisam mudar de rota e de caminho. Alguns deles podem escarnecer dos crentes e até você, mas com firmeza você sabe que eles não têm um futuro bom e precisam da mensagem que você tem para eles.

Pode levar a mensagem e dar fruto, pois o Senhor conhece seu caminho, mesmo indo até um sítio distante ou um bairro marginalizado. Sua vida e seu testemunho vão fazer diferença!