Mateus 20 e 23

Sejam os Últimos

E quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo; tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20:27-28).

Um dos objetivos de Jesus no discipulado era a formação de homens e mulheres humildes. Ele estava preparando-os para serem o fundamento e os líderes do enorme e penetrante movimento da Nova Aliança. Vão começar a Igreja, que hoje se estende ao redor do mundo e ainda está em expansão. No entanto estes discípulos tinham que ser marcados com a marca de Jesus – espírito de servo.

Ser humilde naquela época era tão nocivo como é hoje no Brasil. Infelizmente muitas vezes o alvo das pessoas (e dos nossos seminários) não é humildade. É ser líder, reconhecido pela espiritualidade, autoridade e sabedoria. É como na era romana, uma busca para subir, chegar ao topo, ser o melhor general vitorioso, alguém bem-sucedido e notável. Era um contraste forte em que o humilde era escravo, pobre e miserável. Hoje significa pessoas sem bens, que fazem trabalhos manuais, sem expressão diante dos outros, sem respeito.

Jesus confrontou estes valores com um ensino chocante, “os governadores são assim, mas vocês não podem seguir os seus exemplos” (Mt 20:25-28). Os fariseus são assim, mas vocês serão diferentes. Em vez de ser primeiro, vão ser os últimos; em vez de ser servidos, vão servir” (Mt 23:1-12). Ele virou de ponta pé o significado de humildade e sua importância para o discípulo de Jesus.

Custou muito para os discípulos aprenderem esta lição (pois opôs-se muito a cultura do seu tempo), como veremos em outros textos, como Lucas 22:24-26, mas creio que aprenderam. Se não, não estaríamos aqui, séculos depois. Se não tivessem aprendido a verdadeira humildade, eles não teriam investido em outros, não teriam se multiplicado, não teriam feito discípulos líderes, a igreja nunca teria sobrevivida. Ao contrário, compartilharam a liderança, nomearam novos líderes, passaram para frente o seu conhecimento e sua experiência, encorajaram outros. Assim andou a primeira igreja, criando outras igrejas no mesmo modelo e se multiplicando e expandindo até agora.