Mateus 21:23-32

Arrependimento e Fé

Vós, porém, mesmo vendo isto não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele (Mt 21:32b).

Há uma resposta certa após ouvir o Evangelho, “o caminho da justiça” (vs 32a). As pessoas podem rejeitar ou aceitar, não há possibilidade de ficar neutros. Aqueles que não aceitam são como os “sacerdotes e os anciões do povo” (vs 23) que se achavam os “tais”, sem necessidade de abaixar para ouvir qualquer coisa. São aqueles que respondem as repreensões com “Sabe com quem está falando?!”

O primeiro filho nesta parábola (vs 28-31) parece bem obediente e santo. Um filho bom. Só um detalhe – ele não fez nada que prometeu. Era o segundo filho, rebelde no início, que cedeu e seguiu a vontade do pai de verdade. É ele que é aprovado, não o que tem aparência só, ou boas intenções.

Aqueles que aceitam são como as prostitutas e coletores de impostos, com a vida totalmente desgraçada, irregular, mas reconhecem isso. Jesus disse que recebem a mensagem com sede e com alegria, arrependem-se do pecado e creem nas palavras de Jesus. Aceitam Ele como a verdade e entram no caminho que Ele aponta, deixando seus pecados para trás.

Para crer em Jesus, o primeiro passo é arrependimento. Tem que “arrepender para acreditar” (vs 32).

Essa regra não mudou. A porta é Jesus, mas as pessoas só entram com corações contritos e arrependidos e com confiança na Palavra e na promessa de Jesus. Talvez tenhamos esquecido deste primeiro ponto em nossas igrejas. Não há muito apelo ou sinais de arrependimento. Para muitos pode-se viver a aparência da vida cristã, mas com um pé ainda no mundo com todos os seus costumes, sem problema. Isso se dá porque não houve arrependimento genuíno.

Arrependimento acontece quando reconhecemos que pecamos contra o Senhor Deus. Temos que chegar ao ponto de reconhecer que assim não dá! Ele é Deus e cabe a mim crer e segui-lo, e não a minha própria vida ou os meus desejos.