Gálatas 4:8-20

Identificação Missionária

Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós (Gl 4:12a).

Os gálatas estavam abandonando a graça da salvação em Cristo e voltando para depender da obediência à lei para a salvação. Paulo estava preocupado com eles. Ele orava por eles, amava-os. Tinha ensinado o Evangelho baseado nas Escrituras, mas eles não estavam firmes. Ele tinha plantado as igrejas nesta região e voltado a visitá-las pelo amor e desejo de ver o crescimento delas.

No meio do discurso, Paulo fala algo surpreendente: “Sejam como eu, pois eu me tornei como vocês” (NVI). Como podemos entender isso?

Creio que aqui está um segredo importante na obra missionária. O alvo é que as pessoas seguem o ensino e o exemplo do missionário na salvação, na vida e no serviço cristão. Mas, para isto acontecer, o missionário tem que alcançá-los, chegar perto, falar a língua, tocar assuntos do coração, não criar barreiras. Paulo fazia isso, se hospedando em casas particulares, caminhando nas estradas junto com outros, comendo junto, e se relacionando constantemente.

O missionário deve também se identificar com as pessoas nas suas vidas cotidianas, nas suas preocupações e desejos. Tem que conhecer suas religiões, motivos e objetivos de vida. O missionário deve se tornar compreensível e aceitável, como Jesus quando deixou em toda humildade a Sua glória e se tornou homem como nós.