Gálatas 3:1-29

A Maldição Tomada

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (Gl 3:13a).

Em Gênesis Deus teve que amaldiçoar a terra por causa do pecado de Adão e Eva. Aquele Jardim perfeito que foi colocado nas mãos deles para cuidar foi-lhes arrancado e eles expulsos para um mundo impossível de gerenciar. Eles se tornaram sujeitos a terra com todos os resultados, desastres e dificuldades da maldição. A maldição é tema constante na Bíblia, começando com Gênesis 3, continuando até Malaquias 4:6, resolvida em Jesus na Cruz para os que creem (Gl 3:13), e totalmente revertido no final em Apocalipse 22:3 com a promessa que nunca mais haverá maldição no Reino definitivo de Deus.

Maldição significa mais que condenado à morte, é ser entregue às forças do mal, muitas vezes incluindo o mal espiritual que controla o “destino” da pessoa. De repente a terra foi entregue a Satanás, pois ele é o “príncipe deste mundo” (Ef 2:1-3), resultando em crime, desastres, doenças e a própria morte.

Paulo diz que Jesus tomou sobre si esta maldição. Jesus pôs fim a maldição, mas só para aqueles que creem (Gl 3:8). A promessa de Abraão em Gênesis 12:3 de bênção (que remonta para a promessa de Gênesis 3:15, promessa que Abraão com certeza conhecia), incluía todas as famílias da terra – judeus e gentios. Como crentes em Jesus, somos todos herdeiros de Abraão pela fé (Gl 3:29). O Descendente é Jesus e a bênção para as famílias da terra é o Evangelho de Salvação que conhecemos, experimentamos e devemos compartilhar até chegar a última “família da terra”.