Deuteronômio 30

A Promessa da Restauração

Então, o Senhor, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor, teu Deus (v. 3).

A desobediência e o castigo não vão durar para sempre. Em Deuteronômio 30 Moisés recebe a revelação sobre o futuro de Israel, como nação. Um dia voltará ao Senhor, obedecerá com todo coração e de toda alma. Deus trará, por isso, de volta do exílio e tomará posse da terra mais uma vez. Parece que neste contexto de perda de terra e restauração, Moisés não está falando simbolicamente. Realmente perdeu, e ganhará de novo.

Israel vai voltar ao Senhor e será o Seu servo fiel. A alegria do Senhor no Seu povo e a prosperidade com a terra voltarão.

Como vão fazer esta volta de 360º? Será com a Palavra (11-14), Palavra que estará nos seus corações.

Em Romanos 10:8 Paulo cita esta promessa em relação a salvação pela fé em Cristo. Esta salvação está na Palavra que os judeus sempre tiveram, desde Gênesis 3:15 quando Deus prometeu o Salvador pela primeira vez ao desgraçado casal no Jardim.

Um dia Israel aceitará, pela fé, o seu Messias e será restaurado. Na frente olharemos para os profetas e para Romanos 9-11 para examinar esta promessa mais de perto.