Profecia É Coisa Séria!
O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás. (…) Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto (Dt 18.15,20).
Falsos profetas versus verdadeiros profetas. Sabemos que o grande profeta prometido neste texto é Jesus, pois o texto é citado no Novo Testamento em relação a ele (Atos 3:22-23, 7:37). Tudo que Jesus falou foram palavras que o Deus Pai colocou na sua boca e é para o povo seguir a Ele, tão somente.
Mas, infelizmente, Moisés prevê outros profetas em cena – aqueles que vem dizendo que falam em nome de Deus, mas estão mentindo.
É algo sério dizer que se está falando as palavras de Deus! Esta pessoa vai prestar contas diante de Deus (vs. 19) e se descoberto (pelo não cumprimento da profecia ou o uso de outros deuses) tem que ser morto.
Não devemos ter medo dos profetas. Devemos questioná-los, comparar as profecias com as verdades da Bíblia, examinar a vida do profeta e prestar atenção se cumpre ou não suas predições. Não é brincadeira, mas muitas igrejas e organizações cristãs permitem os falsos profetas ter toda liberdade, levando igrejas e pessoas às falsidades e às vezes a tanta decepção que saem para nunca mais voltar.
Vamos começar levar 1 Coríntios 14 a sério, julgando e pondo limites bíblicos nas profecias.