Deuteronômio 21:22-23

A Maldição da Cruz

. . . porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus (Dt 21:23b).

Neste texto temos o cerne do significado verdadeiro de crucificação. Havia pessoas que pecaram tanto que tinham que ser mortas (como os falsos profetas!). A pessoa morta tinha que ser colocada em madeiro, mas tirada antes da noite. Por quê? Porque a pessoa que morresse no madeiro, ou fosse colocada no madeiro depois de morta, era maldita por Deus, e se permanecesse durante a noite, ia contaminar a terra, que Deus tinha separado e dado a Israel.

Maldição – aquilo que entrou no mundo pelo pecado de Adão e Eva. Aquilo que continuou assolando a humanidade. Aquilo que Jesus sofreu quando derramou seu sangue enquanto pendurado no madeiro para purificar, não contaminar. Paulo fala em Gálatas 3:13 que Jesus se fez maldição em nosso lugar: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)”.

Apocalipse 22:3 declara: “Nunca mais haverá qualquer maldição”!  A maldição será abolida por causa do sacrifício de Jesus. Ele é a chave. O seu extremo sacrifício fez com que ele tomasse nossa maldição e nos desse vida e salvação.