Gênesis 3:7-10

A Vergonha!

Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me 
escondi (Gn 3:9)

       Adão e Eva não podiam mais encarar o rosto do Senhor. Vergonha! Queriam saber sobre o bem e o mal, e realmente aprenderam. O mal chegou para destruir tudo que era bom e separar o homem de Deus, da linda criação e uns dos outros.
      Irmão em Cristo, eu sei o que é isto, pois fiz também. Já experimentei a desobediência e a vergonha da culpa. Não adianta eu culpar Adão e Eva, pois sei que faria a mesma coisa se estivesse no lugar deles. Mesmo depois de conhecer o Senhor, o gozo da Sua presença e a paz da Sua salvação, muitas vezes viramos as costas para Sua vontade, escolhendo a nossa, às vezes com sérias e longas consequências. Eu já sei como é sentir que estou num jardim de alegria, mas como é estragar tudo com um ato de desobediência. Que desespero! Que tristeza! Sei quais os resultados maus, em vez do bem que Deus deseja nos dar constantemente. Que vergonha!
      Muitas vezes nos cânticos e cultos da igreja falamos com a boca que amamos e glorificamos o Senhor. Porém devemos tomar cuidado. Repetidamente em João 14-15 Jesus exorta Seus discípulos que não adianta falar do amor a Deus, se não fizer a Sua vontade. Não obedecer a nos faz falar mentira. Amor é igual a obediência.
      Mas nosso pecado não é sem solução. Deus vem atrás como Ele foi buscar Adão e Eva escondidos na floresta. Ele não nos criou para o desespero e não mandou à toa Seu Filho se fazer pecado e maldição por nós. Ele perdoa ainda. Restaura. Mesmo com o tornozelo machucado, como vamos ver nos próximos dias, podemos tornar a andar com Ele.