Gênesis 3:14

A Maldição

. . . maldita es … (Gn 3:14b)

Maldita é a serpente; maldita a terra (17); maldito o homem (4:11). Antes do pecado não havia maldição. Depois, tudo é maldito.

Depois deste dia, a Bíblia continua levantando a realidade da maldição. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo” (Dt 27:66). “. . . o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; . . .” (Dt 21:23).

O último versículo do Antigo Testamento refere-se à maldição de Deus sobre a terra se as pessoas não aceitam o “Elias” que enviará (Ml 4:6). Gálatas 3:10 confirma: “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritos no Livro da Lei, para praticá-las” (citando Dt 27:26).

Mas há um remédio. Alguém tomou sobre si a maldição que todos nós merecemos e a que estamos condenados. Paulo continua em Gálatas 3:13, abrindo a janela da libertação: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” (citando Dt 21:23). No final, não haverá mais nenhuma maldição! “Nunca mais haverá qualquer maldição!” (Ap 22:3).

Maldição é uma linha que atravessa a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, como também a linha de Redenção em Cristo! Base da motivação missionária é a total depravação e condenação da humanidade e a total transformação e libertação em Cristo. Por isso Jesus mandou a Igreja até aos confins da terra, pois ninguém escapa sem ouvir e crer nele. Por isso Jesus submeteu a angústia e dor extrema da cruz. Por isso Ele ressuscitou! Esta é a nossa mensagem aos povos ao redor do mundo, começando com nossas famílias e vizinhos. É a razão do nosso ser como servos do Senhor e é a razão da Igreja e seu principal objetivo – ir até o último povo, tribo ou língua com esta mensagem de salvação e da maldição.