1 João 4:1-6

Incredulidade Pode Ser Virtude

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo (1 João 4:1 NVI).

A credulidade em qualquer coisa não é uma virtude. João adverte os crentes contra acreditar em tudo. Há muitos falsos profetas, muitos que enganam com palavras que parecem bonitas e cheias de autoridade, mas que vem do inimigo para confundir, enganar e dividir.

Já vi igrejas, pessoas e movimentos vigorosos cristãos chegar a estagnação por causa de uma profetisa que impõe direções e leis que nada tem a ver com a vontade de Deus. Já vi vidas desorientadas porque acreditaram numas “profecias” que devem fazer isto ou aquilo, inclusive sobre casamentos.

Uma “profetisa” chegou para mim um dia dizendo que nós duas íamos travessar os Estados Unidos levando um avivamento. Outra falou que meu marido seria sarado (não sou casada), e outra que eu e mais um colega íamos ser o “pai” e “mãe” de um determinado movimento no Brasil. Graças a Deus, o Senhor não permitiu que eu acreditasse nestas coisas, pois a decepção teria sido grande. Mas infelizmente muitos outros acreditam nestes tipos de profecias.

Profecia tem muitos testes: se acontecem, a vida e ética do profeta, a coerência com a Palavra e, em 1 João, se Jesus, o filho de Deus vindo em carne, é afirmado.

Nem todas as profecias são falsas, mas devem ser julgadas, conforme detalhadas instruções em 1 Coríntios 14, e aqui na própria carta de João.