1 João 4:1-6 II

A Prova Principal

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito não confessa Jesus não procede de Deus (1 João 4:2-3a NVI).

Nos últimos anos surgiu uma ala da missiologia que promove uma contextualização radical. É uma identificação profunda com a cultura, ao ponto de colocar a cultura acima da Bíblia. Chama-se de “Etnoteologia” e tem alcançado várias igrejas, agências missionárias e alguns missionários. Um dos resultados desta ideia é a mudança na tradução da Bíblia, feito por algumas agências grandes. Pelo fato do choque entre muçulmanos de pensar que Deus tem um Filho, os missionários tradutores decidiram eliminar esta ideia, usando outros termos como “enviado”, “embaixador”, “representante”. Impressiona porque há muitos versículos na Bíblia que falam que Jesus é o Filho de Deus. O próprio Jesus falou muitas vezes, os apóstolos falaram, Paulo escreveu várias vezes sobre isso. É central na fé cristã. 1 João 2:18-23 usa como teste da fé. Não pode negar o Pai e o Filho, pois se fizer isso é considerado anticristo!

Não devemos ter medo de chocar. Jesus chocava muita gente; Paulo chocava muita gente com o mesmo conceito, especialmente os judeus. Os judeus tinham matado Jesus justamente porque Ele se proclamou ser o Filho de Deus, Deus encarnado.