Tiago 4:6-10

Tema Repetido – Humildade

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4:6b).

Tiago enfatiza repetidamente a necessidade da humildade. Boas obras sem humildade são inúteis (3:13). Relacionamentos sem humildade não funcionam – levam a inveja e rivalidade (3:13-18). O rico não deve pensar que é melhor do que o pobre (1:9-11). A Palavra de Deus tem que ser recebida com humildade, significando segui-la em submissão (1:21-25).

No capítulo 4, Tiago aumenta a ênfase na humildade. Deus é contra o arrogante, mas abençoa o humilde (vs 6). Devemos levar isso a sério! Devemos nos examinar, e achando bolsões de orgulho, nos lamentar e pedir ao Senhor misericórdia (vs 8-10).

Um sinal forte da humildade é o que fazemos com nossos recursos (Tg 5:1-6). Guardamos, com motivos egoístas, ou compartilhamos? Como miseráveis, temos aumentado nossas contas bancárias e propriedades, roupas, bijuterias, às custas daquelas pessoas que trabalham duro para nós? Deus vê tudo.

Outro sinal é colocar os interesses da outra pessoa em primeiro lugar. Mães, como a minha, fazem isso quando dão o melhor pedaço para o filho, quando sacrifica algo que ela precisa para poder dar para ele, ou quando trabalha duro para ter sustento para a família. É preferir o outro quando há dois interesses em jogo.

Filipenses 2 define humildade: é preocupar-nos com o bem estar do outro antes do nosso. É considerar o outro superior. Difícil tarefa, mas sinal de crente de verdade.