A verdadeira Sabedoria
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento (Tg 3:17).
Todos nós precisamos de sabedoria! Interessante que Tiago coloca este assunto junto com o discurso sobre perseverança nas tribulações e perseguições. Como enfrentar a provação? Com sabedoria no falar e no agir.
De onde vem a sabedoria? Tiago diz para pedir a Deus sabedoria no início da carta (Tg 1:5). Em Tiago 1:19 o segredo da sabedoria é ouvir antes de falar, pensar antes de ficar irado. Sabedoria significa ser íntegro – praticar o que ouvimos (Tg 1:22-27).
Com tudo isso há um perigo – de pensar que somos sábios suficientes para ensinar outros (3:1-2). Ser mestre significa entrar num mundo de muita responsabilidade. É fácil errar e chamar juízo por isso. Tenho um pouco de receio de jovens, ou pessoas com pouca experiência, que escrevem logo livros para ensinar isto ou aquilo. Mesmo com meus 78 anos tenho receio de estar escrevendo estas páginas, que o leitor tem que comparar com a Bíblia para serem julgadas por ela.
O homem sábio é manso, tem humildade, tem dignidade e vive a vida de forma agradável (3:13). É uma pessoa sem amargura e sem desejo de formar facções. É uma pessoa pura, sem segundas intenções escondidas, pacífica, que quer paz entre as pessoas, indulgente, com paciência, tratável, fácil de falar com ela, misericordiosa, produz bons frutos, é autêntica, transparente, é imparcial, não tem favoritos.
Sabedoria é sem inveja e sem ambições egoístas (3:16). A sabedoria torna uma pessoa muito amável e agradável de estar junto.