Salmo 139:23-24

Sondar o Meu Coração!

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (Sl 139:23-24).

Num contexto de descrever o ódio que o Salmista tem para os inimigos de Deus (21-22), ele vira, no fim, e pede para que o seu próprio coração seja examinado por Deus.

É fácil, na luta para as coisas de Deus e contra a injustiça e pecado, permitir que sentimentos pessoais cresçam dentro de nós. Há uma “ira santa” contra aquilo que fere a glória de Deus e fere o bem da sua igreja, mas é um perigo quando se torna uma defesa particular.

Efésios 4:26 diz “Irai-vos e não pequeis”. Isto quer dizer que há uma ira justa contra o que Deus é contra, mas que não deve nos levar a pecar, nem gerar uma raiz de amargura ou atitudes de vingança e ódio.

Aliás, sempre estamos propensos a guardar emoções erradas em nossos corações – ira, inveja, amargura, calúnia. Outras pessoas talvez não enxerguem por muito tempo o que se passa dentre de nós. Temos que buscar em Deus ajuda; Ele enxerga tudo e nos ama para nos mostrar e nos levar ao arrependimento e liberdade.