Deus Conhece o Futuro? (1)
A fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou também de antemão (Rm 9.23).
Há uma teologia circulando no Brasil e em outras partes do mundo que Deus não conhece o futuro. Chama-se de “Teísmo Aberto”.
Tive meu primeiro contato com Teísmo Aberto quando fazia a escola de treinamento da JOCUM em Zimbabwe em 1974. O efeito desta ideia sobre mim foi marcante – de rejeição cabal e de desapontamento e sentimento de traição da parte de uma organização em que confiava. Eu não podia questionar o professor que trazia este ensino, pois seria considerado insubordinação.
Frustrada, fui orar de manhã no quintal (sempre atenta para detectar a presença de um “black mamba”, cobra altamente venosa que frequentava o mesmo quintal). Eu reclamei a Deus: Porque ele me trouxe para um lugar que ensinava algo tão absurdo como um Deus que não conhece o futuro, algo tão claro na Bíblia em textos como Romanos 9:23, Judas, Salmo 139, os Profetas e Apocalipse.
A resposta veio. Não foi audível, mas quase: “Bárbara, você acha que eu não sabia que isso ia acontecer?” Parece que Deus piscava o olho para mim naquele momento de humor.
Deus tem um senso de humor, e paciência. Sim, sabe o futuro e tudo que passamos e vamos passar. Ele nos ama e está conosco. O meu estádio com JOCUM não foi em vão, mas de muito valor para minha vida e ministério, apesar do equívoco. Dou graças a Deus pelos oito meses que passei com eles em Zimbábue e viajando por muitos lugares.