Romanos 5:9

A Importância do Sangue de Jesus

Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Rm 5:9).

Como é? Somos justificados pelo sangue de Jesus? O que tem a ver sangue com o perdão de Deus e a justificação?

Romanos, Hebreus, Efésios, 1° Pedro e muitos outros textos enfatizam o sangue de Jesus, fazendo forte ligação com os sacrifícios do Antigo Testamento. Romanos 8:3 explica que Jesus era uma “oferta do pecado”, cumprindo as exigências da Lei de Deus. No Antigo Testamento estas ofertas eram feitas com cordeiros ou bodes perfeitos que simbolicamente tomavam o pecado das pessoas ao serem mortos no lugar delas. O sangue derramado do cordeiro era o sinal que realmente ele havia morreu, dando a vida como substituto e oferta.

Assim foi com Jesus, só que esta vez não foi um animal, nem símbolo. Romanos 3:21-4:25 explica que Ele tomou, de verdade, nossos pecados sobre Si e derramou o sangue em propiciação[1] (3:25). Quando cremos no sangue (Rm 3:25), recebemos a justificação de Deus (4:22-25).

A segunda carta aos Coríntios 5:21 reforça esta verdade, a base do apelo de ser reconciliado com Deus (2 Co 5:17-20).

[1] “Propiciação” é uma palavra comum do Antigo Testamento e usado algumas vezes no Novo. Significa “uma oferta para aplacar a ira de Deus”. É importante porque em Romanos 1 a ira de Deus é manifesta por causa do pecado, e em Jesus (Rm 3:21) a justiça de Deus é manifesto. Sua justa ira foi aplacada em Jesus em nosso favor.