Romanos 4

O Que É “Imputado”?

Mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. (Rm 4:23-25).

As palavras “imputado” e “atribuído” são usadas sete vezes em Romanos 4. É algo que vem para as pessoas que creem em Jesus Cristo, a promessa de Deus desde Gênesis 3:15 e repassado pelos Patriarcas e toda a história de Israel.

A fé traz resultados concretos. Apesar de invisível, é tão real como tudo que estou vendo ao meu redor – a palmeira na minha sala, o papel e caneta na minha mão e o céu azul pontado com nuvens como de algodão branco. Quando cremos, Deus faz algo essencial para nossa salvação e nossa vida cristã – ele nos toma como justificados.

Não somos justos, nem bons (como a maioria pensam). Somos pecadores cheios de indiferença em relação a Deus e egoísmo em relação aos outros. Mas, pela fé, Deus nos cobre com uma capa para nos purificar e nos tornar aceitáveis a Ele agora e para a eternidade. A capa é a sua própria justiça.

Na cruz Jesus tomou nosso pecado e nos deu a sua justiça. Isto é a salvação. Compara esta verdade com Romanos 5:1-38, Isaías 53:11-12, 1 Pedro 2:24 e 2 Coríntios 5:18-19. Nosso pecado foi imputado em Jesus e pela fé recebemos a Sua justiça!