Romanos 3:20-4:25

Salvação Só Pela Fé em Jesus

Visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso (Rm 3:30).

Uma pergunta frequente é sobre a salvação da pessoas antes de Jesus. Como as pessoas eram salvos no Antigo Testamento? A Bíblia deixa claro: elas eram salvas pela fé em Jesus, tanto como nós, ou qualquer pessoa no mundo e na história. (Veja Romanos 4 para o ensino completo sobre este assunto.)

A lei não salva e nunca salvou ninguém. Todos são culpados. Abraão foi salvo pela fé em Deus; Davi foi salvo pela fé em Deus. A justiça de Deus é imputada sob qualquer um, judeu ou gentio que acredita em Deus e suas promessas de salvação.

Quantas vezes Jesus falou, Paulo falou, Pedro falou, o autor aos hebreus falou, que em todas as Escrituras Deus ensina sobre a vinda do Messias e a promessa de salvação nele. A promessa do Messias era algo que conheciam no Antigo Testamento.

Os personagens do Antigo Testamento não conheciam este nome “Jesus”, nem detalhes sobre ele, mas sabiam que o libertador pisaria na cabeça da serpente, que seria descendente de Abraão e Davi, Príncipe da Paz, nascido de uma virgem e que daria a vida pela salvação dos povos (Is 51-53, etc.). Jesus disse que Abraão viu o “meu dia” e se regozijou-se por isso (Jo 8:56). Moisés escreveu sobre Jesus (Jo 5:46).

Em Romanos 4 somos informados que a justificação é pela fé em Deus. Antes das obras, e apesar do pecado, Abraão e Davi foram justificados pela fé. Nós também somos justificados pela fé em Jesus “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rm 4:25).