Romanos 14:17

O Que é o Reino de Deus?

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17).

Há muitas teorias circulando sobre o Reino de Deus. “Vamos expandir o Reino” é falado, às vezes um ditado que significa obras sociais, ou até evangelismo e plantio de igrejas. Paulo usa neste texto para explicar a presença dos crentes de Roma neste reino. O Reino não são festas com muita regalia celebrando conquistas, ou festas terríveis que eram orgias e bebedeiras (como os imperadores e oficiais romanos faziam), mas algo muito melhor.

“O Reino de Deus” ou o “Reino dos Céus” é uma expressão usada muito na Bíblia. Jesus falava constantemente sobre isso. Por isso a definição é extensa e complexa, mas uma coisa é certa, não há Reino de Deus sem Rei. Isso é essencial. O reino existe onde existe o Rei. Quando entramos no Reino de Deus, estamos aceitando a soberania e o governo absoluto do Rei. Chegamos a pertencer ele como súdito e fiel.

Ser súdito parece ruim, submisso a uma ditadura como a de Stalin, Hugo Chaves, Fidel Castro ou outros ditadores cruéis. Mas o Reino de Deus não é nada ruim. É totalmente justo e cheio de benefícios, sem impunidade e crime desenfreado, sem corrupção e sem julgamentos errados. No Reino de Deus há paz. Nada de assaltos, protestos violentos, abuso de poder, racismo, homicídio, guerra ou perigo. É alegria. Submissão ao Rei traz total liberdade e gozo extremo.