Cuidado com o Orgulho
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos (Rm 12:16).
O apóstolo adverte de novo sobre o orgulho, tão intenso e comum tentação. Não pensa que é algo especial (vs 3). Não procura honra para si (vs 10); não seja orgulhoso (vs 16) ou sábio na sua própria opinião (vs 16). Não acha que merece vingança (vs 17).
No momento estou em fase de tentação nestas áreas. Preciso de humildade em várias frentes: de não me sentir humilhada, de não me sentir agredida, de não prestar atenção aos elogios, de não ficar irritada com as supostas falhas dos outros, de não incitar ou aumentar problemas, mas ajudar a resolvê-los.
Como fazer? Lançar ao Senhor as nossas reações, nosso orgulho, nossos pecados. Pedir perdão, confessar a ele e aos outros; estar atento!
Apendi um pouco sobre a lição que estas tentações e conflitos não bem vindos são oportunidades de combater o orgulho e aprender humildade. Vamos aproveitar estas oportunidades em vez de nos sujeitar as suas tentações.