Neemias 9

O Arrependimento

Pelo que os entregaste nas mãos dos seus opressores, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando eles a ti, dos céus tu os ouviste; e, segundo a tua grande misericórdia, lhes deste libertadores que os salvaram das mãos dos que os oprimiam (Ne 9:27).

Estes dias de estudo da Palavra em Jerusalém não foram apenas de festas. Houve transformação de vida. Os que tinham compreendido a lei a colocou em prática nas suas vidas. “(…) os israelitas se reuniram, jejuaram, vestiram de pano de saco e puseram terra sobre a cabeça (…) Levantaram-se nos seus lugares, confessaram os seus pecados e a maldade dos seus antepassados” (Ne 9:2).

Passaram três horas confessando e adorando a Deus. Depois destes dias comoventes na presença do Senhor, a confissão dolorosa, mas reparadora, o povo levantou-se e louvou o Senhor.

“Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor. Só tu és o Senhor!”

As orações continuaram por um bom tempo, todos reconhecendo o pecado do passado e regozijando no perdão de um Deus justo tão grande que não dava para parar.

Neste relato podemos ver os mais importantes sinais de um grande avivamento! Avivamento não é euforia ou grandes shows. Avivamento é profunda transformação e limpeza, com resultados concretos e contínuos na vida dos avivados. Avivamento é nova vida com Deus, efetuado pelo Espírito Santo e centrado em Jesus Cristo. Avivamento resulta em um novo nível de fé que possibilita a nos tornarmos instrumentos eficazes nas mãos de Deus aqui na terra.

Nós precisamos de um verdadeiro avivamento, baseado na Palavra, penetrante e transformador, levando ao mais puro e alto louvor e ao serviço e obediência diários em nossas vidas.