Grande Alegria
Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas (Ne 8:12).
Contraste misterioso – choro e grande alegria. O povo tinha ouvido a Palavra com compreensão e sentia a espada “de dois gumes” penetrar nos seus corações, cortando, limpando e transformando. Era doloroso. Mas era uma “dor gostosa” (como um dentista explicou para mim quando ele estava tratando de uma inflamação de gengiva).
Neemias viu o choro e disse: “Nada de tristeza e de choro! (…) Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiveram, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá” (Ne 8:9-10).
O povo ouviu e foram a festa “e grande foi a alegria deles” (Ne 8:17).
A Palavra penetrante, ouvida e compreendida, a tristeza do arrependimento do pecado e a falta de fé, e o quebrantamento em reconhecer o Senhor da Palavra, terminando em grande festa e alegria. Faz parte, tudo isso, da nossa herança cristã. Não há lugares para perpétua seriedade e tristeza. Nossa fé não é uma solenidade apenas. Em Cristo há festa, júbilo! Grande alegria! Somos livres para nos regozijarmos no Senhor!
Uma vez ou outra, todos vão experimentar momentos de tristeza e arrependimento. Serão confrontados com pecados, vícios e desvios da Verdade. Mas, se compreender, aceitar, se converter dos maus caminhos, o resultado é marcante! Poderá participar da alegria em alcançar pessoas com as Boas Novas. Vai poder se abraçar, rir juntos, participar das alegrias do Senhor do Projetos nas festas, refeições e celebrações.
Que Deus abençoe!!