Neemias 6:5-19

Traição dos que Fazem Parte

Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram (Ne 6:12).

Neemias estava sendo bombardeado. Além de um desafio grande para restaurar os muros de Jerusalém, ele estava com homens poderosos contra ele, homens de fora e homens de dentro do seu convívio e confiança. Os dois líderes mal-intencionados, Tobias e Sambalate, a profetisa, os mensageiros, a tentação de fazer um acordo e, acima de tudo, os nobres de Judá tomando posição ao lado do inimigo e tentando derrubar Neemias.

Parece que é demais para qualquer um aguentar. Muita gente de hoje entraria em depressão, ou entregaria os pontos, ou reagiria de forma igualmente prejudicial. Mas Neemias resistiu toda esta oposição e pressão e continuou o trabalho, sem pecar e sem cair nas armadilhas. Neemias 7:1 diz “após a construção dos muros”… Conseguiu! Terminou a obra.

Missionários de renome enfrentaram o mesmo problema. Hudson Taylor, bem no início da sua missão, o CIM (“China Inland Mission”, ou Missão para o Interior da China), aceitou alguns obreiros que não concordaram com a sua liderança e criaram muitos problemas para ele levantando calúnias que mandaram em cartas para Inglaterra. William Carey também enfrentou muita oposição de dentro e de fora da sua equipe, algo muito doloroso para ele.  Estes dois missionários de renome venceram pela paciência, perseverança, oração e sabedoria. Nós também podemos enfrentar a traição dos “amigos” e a pressão de inimigos de fora resultando em calúnia, truques, tentações para ceder a ações erradas e infidelidade no trabalho.

Que o Senhor nos ajude ter firmeza para conhecer a vontade de Deus acima de todas as pressões para sermos líderes e liderados firmes, respeitados e sábios.