Na Hora Certa
…não se encheu ainda (Gn 15:16b).
Uma das alianças de Deus com Abraão é retratada neste capítulo. Abraão creu na promessa de Deus que sua herança seria numerosa como as estrelas (5), e “isso lhe foi imputado para justiça” (6).
Neste dia de promessa e de aliança, Deus falou algo revelador: os amorreus não tinham pecado o suficiente ainda para merecer o castigo da tomada violenta das suas terras por Abrão. A promessa era verdadeira e aconteceria, mas não no momento, pois não era a hora certa.
Assim podemos aprender algo sobre Deus. Ele age exatamente na hora certa. Às vezes, Ele espera. Desta vez Ele esperou até o pecado e a imundície dos cananeus chegar ao ponto de eles merecerem a severa sentença de abolição e destruição total. As idolatrias, a matança dos filhos e o sexo desenfreado levou Deus a ordenar Israel de matar a todos no dia da conquista. O cálice de Deus se encheu e era a hora do cumprimento da condenação.
Há neste trecho três lições importantes: (1) Deus é totalmente justo; (2) Deus sabe o futuro; (3) Deus é soberano! Devemos tomar como lição a necessidade de orar e lutar para que nossa nação não chegar ao ponto dos canaanitas!