Mateus 7:15-23

Como Testar Profetas

Acautelai-vos dos falsos profetas (Mt 7:15).

Desde o Antigo Testamento há muitos falsos profetas. A pena naquela época para os enganadores que pretendiam falar no nome de Deus era a morte. Jesus adverte contra eles também na época do Novo Testamento, e parece que não é raridade.

Como conhecer um falso profeta? Não é pela aparência, pois parece que são ótimos, cheios de zelos e confiança, “homens e mulheres de Deus”. Muitas vezes até fazem milagres e as vezes têm o poder persuasivo sobre milhares de pessoas. Até as vezes as suas profecias se cumprem, mas levam o povo ao contrário a Deus (veja Deuteronômio 13:1-5), ou se cumprem porque já era uma coisa previsível.

É pelo fruto que se conhece eles. Se obedecem ao Senhor na humildade, no ensino da Palavra de Deus, na vida de amor e serviço aos outros.

Há exemplos recentes de “profetas” que tinham a vida secreta de prostituição e enriquecimento ilícito. Tudo foi descoberto, mas antes disto, era possível enxergar seus caráteres nocivos pelas suas atitudes e desejo de reter a glória e o poder para si mesmo, e não para Deus.

Falsos profetas são dominadores e arrogantes. Se colocam em posições que sufocam outros e fazem com que pessoas tenham medo de posicionarem contra. Estes não têm muito interesse em crescer no conhecimento da Palavra de Deus. Muitas vezes até controlam grupos e denominações.

Cuidado para não seguir pessoas em vez do Senhor (vs 21-23). Os verdadeiros servos do Senhor vão nos levar mais perto de Deus, não presos a elas.