(Quase) Nada de Surpresas
Vejam que eu os avisei antecipadamente (Mt 24:25 NVI).
Jesus abre a janela do futuro para seus discípulos em Mateus 24. Parece assustador e muito negativo. Por que Ele não falou coisas bonitas? “As palavras [não] tem poder”?
Parece que Jesus não aderiu ao movimento de “confissão positiva” e “as palavras têm poder”. Ele era realista e o seu desejo de preparar seus amados discípulos para as dificuldades e para superar qualquer tentação fez com que Ele nunca fosse de “passar a mão na cabeça” deles. Sofrimento está previsto e é melhor estar preparado.
Haveria guerras, fomes, perseguição, esfriamento, maldade, falsos profetas e cristos. Discípulos de Cristo serão odiados de todas as nações! Os discípulos têm que estar atentos. Tem que saber que está tudo planejado e sob controle. Tem que saber que tem fim, naquele dia que o Senhor vai reunir os seus da terra e dos céus (30-31). O mal tem tempo limitado.
No meio destas advertências, Jesus não instrui os Seus discípulos de se esconderem. Ele diz para IR – levar o Evangelho até todas as nações (14). O verdadeiro discípulo permanece fiel, seja qual for o preço, e continua fazendo missões, até a volta relâmpago de Jesus com trombeta, júbilo, gozo e reunião. A chegada dele vai ser surpresa, pois ninguém sabe o dia que vai acontecer isso, daí devemos estar preparados sempre, fazendo a vontade de Deus, levando o Evangelho aos outros e vivendo para Sua glória.