Marcos 7:20-23

O Diabo me Levou a Fazer….

O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro de contaminam o homem (Mc 7:20-23).

Como é fácil tirar o corpo fora, culpando o Diabo pelos nossos pecados. Jesus, porém, deixa claro – estes pecados vêm do nosso interior. Fluem de intenções e motivações egoístas e malignas.

Ninguém de repente comete adultério, ou rouba alguém. Há planejamento, flerta-se com a ideia, e daí instala-se o propósito.

A lista do mal é abrangente. Jesus não deixou nada fora na sua descrição do coração e maldade das pessoas. Além disso, Jesus não destaca alguns males acima de outros: o adultério é colocado ao lado da falta de consideração, orgulho com homicídio e ciúmes com roubo.

Este trecho de Marcos mostra que Jesus direcionava estas informações para seus discípulos. Ele constantemente prepara-os para sua futura missão – a necessidade de falar de arrependimento. A compreensão da realidade humana é necessária para o missionário levar esta mensagem. Não ajuda se não queremos ofender ou cremos que as pessoas são basicamente boas e não pecadoras, ou imaginamos que nossa missão é outra – ajudar as pessoas apenas socialmente. O perdão e a transformação em Jesus é o que vai transformar as pessoas e as suas sociedades.