Marcos 12:27

Os Mortos Não São Mortos

Ora, ele não é Deus de mortos, e sim de vivos. Laborais em grande erro (Mc 12:27).

Jesus está discutindo com os Saduceus que querem derrubar a doutrina da ressurreição, algo inaceitável para eles. Jesus revela a sua doutrina falha a partir da própria Bíblia. Jesus cita a conversa de Deus com Moisés diante da sarça ardente: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Ele é Deus dos vivos, não dos mortos. Abraão, Isaque e Jacó estão vivos.

Como é nossa visão dos que morrem? Desaparecem? Estão dormindo? São “defuntos”, pedaços de carne morta que deve ser evitada a qualquer custo? Devemos nos “conformar” com a morte de pessoas amadas, sem lembrá-los?

Um aluno meu uma vez demonstrou choque em relatar que uma família tinha uma foto do filho morto na sala. Pensei, ele acha que aquela pessoa não existe mais? Não faz parte mais da família? Não deve ser lembrado? Qual o motivo cultural ou religioso dele rejeitar a colocação da foto?

Parece que a Bíblia tem outra visão. Os mortos são vivos. Graças a Deus por aqueles que morreram em Cristo. Vamos sentir sua falta, sim, mas estão com Deus, desfrutando de um relacionamento mais perto com Ele.