Judas

Outra Condenação Aberta

Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês (Judas 4 NVI).

Muitas pessoas têm a ilusão que Deus mudou de personalidade após a vinda de Jesus. Como temos visto em estudos anteriores, acham que no Antigo Testamento Deus era irado, exigente e castigador. Matava pessoas. No Novo Testamento ele se tornou amoroso, paciente, tolerante com as nossas falhas.

Acontece que o livro de Judas derruba esta ideia. Ele compara o juízo reservado para os perversos da era do Novo Testamento e a igreja com o juízo contra Caim, Corá, Sodoma e Gomorra, e os infiéis entre os hebreus que escaparam do Egito.

Quem são estas pessoas destinadas ao juízo de Deus? São os que reclamam de tudo, controladas pelas paixões, arrogantes e os que bajulam outros para benefício próprio. Eles causam divisões e são pastores egoístas, ocos, impelidos pelo vento (vs 12-13), e sem vida espiritual (vs 16-19).

Nós não podemos imitá-los. Temos que nos edificar na Palavra, na oração, na fé no Senhor Jesus (vs 20-21). Para isso, só o Senhor para nos levar justificados e cheios de alegria abundante diante dele na glória (vs 24-25).