João 7:37-65

Predestinação e Livre Arbítrio

Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna (Jo 6:47 NVI).

João 6 é um capítulo divisório no livro de João e na vida de Jesus e Seus discípulos. No início do capítulo Ele tem muitos seguidores, no entanto Ele sabia os verdadeiros motivos destas pessoas. Eles queriam pão (vs 26), ou talvez os benefícios que Jesus dispensava quando curava e libertava as pessoas. Mas Jesus entrega a maior decepção para eles: têm que comer a carne e beber o sangue de Jesus para a salvação (53-58). Tem que crer nele. Ele é o pão vivo (48-51).

A reação da maioria foi decisiva – deixaram Jesus. Sem o pão, sem o incentivo material e as facilidades da vida, os ouvintes não tinham interesse em segui-lo. Eles não entendiam o verdadeiro discipulado – participar da vida de Jesus, crer e segui-lo, seja qual for o preço.

No meio deste discurso difícil, Jesus explica outra coisa muito difícil de entender: temos que crer, temos que beber e comer dele, mas é Ele que nos chama e escolhe (vs 44 e 65). Cremos porque Deus nos chamou. É o mistério da predestinação e livre arbítrio. A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Não somos discípulos passivos ou inativos. Fazemos também, mas com gozo e gratidão, pois o Pai nos quis para Ele.

Não podemos ser como a maioria em João 6 – deixar Jesus por causa do ensino difícil. Sejamos verdadeiros discípulos.