João 6:64

Deus Conhece o Futuro?

Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair (Jo 6:64b NVI).

Numa altura da minha vida tive a infelicidade de estudar aonde as pessoas acreditam que Deus não conhece o futuro (entre outras coisas). Eles dizem que Deus tem grande poder de adivinhar ou projetar probabilidades, mas Deus não tem como saber.

Quando levantei minha mão para citar este versículo em João, e vários outros, inclusive as grandes profecias cumpridas à risca no Antigo Testamento, o professor, bem-conceituado na organização, disse, literalmente: “João estava enganado. Esta parte da Bíblia é engano”.

Será que as teologias que inventamos e seguimos para provar teorias próprias sobre Deus ensinadas na Bíblia? Se há contradição entre as duas coisas (Bíblia e teoria), ficam com as teorias em primeiro lugar. Isto se chama “etnoteologia” – teologia baseada na minha cultura e cosmovisão, em vez no estudo profundo e aplicado da Palavra de Deus. Ou pode chamar isso de “liberalismo”, a crença que a Bíblia não é fundamento da nossa fé, é irrelevante em nossos dias e contém erros e contradições.

A minha decepção com a escola era grande, e maior ainda quando anos mais tarde vi essa “teologia aberta” alastrar para teólogos e seminários como sendo acreditável. Se tivéssemos apenas João 6:64, seria suficiente para declarar que sim, Deus conhece todo o futuro. Podemos confiar!