Fiéis ao Envio de Jesus
Assim como o Pai me enviou, eu os envio (Jo 20:21b NVI).
É domingo da ressurreição e a primeira vez que Jesus dá a Grande Comissão em termos tão claros. Eles devem ter ficado atônitos, pois Jesus tinha sido torturado e morto da maneira mais cruel por causa da Sua missão, e agora manda os Seus discípulos fazerem o mesmo.
Mas a missão de Jesus foi feita pelo Espírito Santo, e Jesus sopra neles, dando dica da plenitude que viria a eles dentro de 50 dias – poder e ousadia que espantaria qualquer medo ou receio da morte. Seria só importante cumprir o envio para Jerusalém e depois para Judeia, Samaria e aos confins da terra.
Alguns criticam os apóstolos porque não foram logo aos confins da terra. Mas não foram assim instruídos. A comissão incluía Jerusalém, e ficaram até cumprir a vontade de Deus para eles lá, inclusive alcançando alguns de outras raças mais perto. Depois, todos iam aos confins, menos Tiago que deu sua vida ainda quando em Jerusalém. Na hora certa todos foram.
Quando os autores da Bíblia não criticam pessoas ou ações, é melhor reservar opinião, como neste caso ou no caso da briga entre Paulo e Barnabé, a mensagem de Paulo em Atenas e outras situações que têm recebido interpretações extra bíblicas e críticas. Temos lugares suficientes para aprender dos acontecimentos negativos, sem inventar mais!