Quem Matou Jesus?
Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou (Jo 14:31a NVI).
Após o filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, que saiu em 2004, muitas pessoas formaram opiniões sobre quem foi o culpado da morte de Jesus. Era óbvio no filme que eram os judeus que instigaram Pilatos e os romanos a levá-lo à cruz. A Bíblia também conta claramente esta história.
Outras ideias culpavam Judas, que o traiu, ou os romanos, que efetuaram a barbaridade, ou todos nós, que somos pecadores e pelos quais Jesus morreu. Até alguns apresentam o absurdo de pensar que Jesus era tão bobinho, que se deixou ser traído e levado a cruz.
Mas, será que era só isso? Jesus inclui mais uma pessoa em João 14:30. Ele disse que o “príncipe deste mundo” estava vindo. Parece que foi Satanás, talvez na pessoa de Judas, que matou Jesus. Mas aí Jesus corrige este pensamento.
A morte de Jesus não originou e não termina com Satanás, nem com os homens. Foi Deus Pai que falou para Jesus ir à cruz. Satanás, os judeus e os romanos eram simplesmente instrumentos para Deus cumprir seu eterno plano de salvação em nosso favor. E Jesus voluntariamente obedeceu, mostrando o seu amor verdadeiro pelo Pai.
Em João 14 e15 Jesus frisa repetidamente que amor é igual a obediência. Ele é o maior exemplo. Pagou com sua vida por amor a nós e especialmente amor ao seu Pai.