O Cordeiro de Deus
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29 NVI).
João Batista conhecia a razão da vinda do Filho de Deus. Antes de nascer ele reconheceu com alegria (Lc 1:41-42) a sua presença no encontro de sua mãe Isabel grávida assim como a prima Maria. Trinta anos depois, quando o viu, declara claramente o propósito dele: Jesus é o Filho de Deus! Ele veio por causa do pecado, que vai perdoar e tirar”.
Para os judeus “cordeiro” tinha muito significado. Foi o sangue dos cordeiros que os livrou da praga de morte dos primogênitos no Egito. Foram os cordeiros sacrificados no altar em Jerusalém que foi o meio do perdão dos seus pecados e a restauração da presença e favor de Deus. Sem os cordeiros existia apenas condenação.
Uma vez tive a oportunidade de falar sobre isso com o vice prefeito de Jerusalém. Fui falando sobre a história de Israel, os sacrifícios e finalmente eu disse: “É isso. Jesus é o Cordeiro”. O homem parou, chocado. Eu vi que ele entendeu.
Que nós também possamos entender. Mesmo sem a história e sem a raça judaica, o Cordeiro de Deus é para nós também, e podemos entender, como eles, pelo estudo e compreensão da Palavra de Deus. Jesus deu a sua vida para que pudéssemos ser perdoados e livres do pecado que assola a humanidade desde Adão. Foi a promessa do “descendente” salvador (Gn 3:15).
Graças a Deus!!!