Medo Não é Boa Razão
Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos de sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens à aprovação de Deus (Jo 12:42-43 NVI).
Há uma estratégia missionária sendo divulgada nos dias de hoje que, pelo perigo, os convertidos devem se esconder atrás da máscara de continuar sendo membros fiéis da sua religião. Devem seguir os ritos, reunir para as cerimônias e devem aparecer em todos os aspectos como muçulmanos ou hindus ou budistas. (Talvez no Brasil não seria tão fácil aceitar a mesma teoria para Espíritas ou umbandistas.)
Jesus menciona pessoas assim neste texto. São autoridades, fariseus, saduceus, escribas, que creram em Jesus nos seus corações, mas tinham medo de se expor à ridicularização ou a perseguição e expulsão. Jesus não os elogia ou demonstra simpatia. Não demonstra solidariedade. Ele disse: “Eles amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (vs 43).
Temos que cuidar quando o motivo das ações é receio social ou cultural. Jesus não deixou precedente em facilitar a vida dos seus discípulos, mas prometeu dificuldades e sofrimento. O compromisso com Jesus deve ser definitivo e aberto, seja qual for o preço a ser pago.