Senhor, Nossa Justiça
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo Justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa (Jr 23:5-6).
No futuro, quando tudo estará resolvido com o Senhor reinando no meio do seu povo, há um nome que será conhecido. Em Jeremias 23 é o nome do Rei, ramo de Davi, que executará justiça na terra. O nome dEle é “O Senhor, nossa Justiça”.
Jeremias repete este nome em capítulo 33, versículo 16. O povo de Deus não tem justiça própria. Qualquer justiça vem deste Senhor e Rei. O povo reconhece isso e não aceita crédito para qualquer ação boa da sua parte. Sempre reconhece a verdadeira fonte da justiça.
Não é apenas no futuro que devemos ser reconhecidos por este nome, mas agora. Toda justiça própria, glória própria, controle sobre os outros, arrogância, auto piedade, deve ir para o lixo, e sobrar apenas o Nome de Jesus, que é nosso Rei e nossa justiça pela Sua graça e amor. Nossa salvação e segurança depende disto agora e, no futuro, se tornará realidade no Reino absoluto que há de vir quando Jesus voltar em pessoa para reinar sobre toda a terra.