Jeremias 20:7-18

Não É Tão Fácil Rejeitar o Senhor

Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais (Jr 20:9).

Jeremias era um profeta que sofreu muito e chorava muito devido a tanto sofrimento. Deus deu para ele uma mensagem verdadeira de aviso contra o pecado e sobre o castigo de Deus. As pessoas não acreditavam nas suas palavras, e frequentemente Jeremias acabava sendo acorrentado, preso chegando a ficar no fundo de um poço frio e nojento! De tanto desgosto, em versículo 9 ele chegou a dizer que “não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome (…)” Chegou ao ponto de lamentar o nascimento, tão forte foi o seu desespero (vs 14-18).

Mas não conseguiu. A palavra do Senhor, o nome do Senhor, era como uma brasa queimando os ossos. Afinal ele sabia que Deus estava com ele “como um poderoso guerreiro” (11) e no final os escarnecedores e perseguidores cairiam envergonhados e sofridos (11).

Jeremias queria parar de sofrer, mas não conseguiu ficar calado. Pagou o preço por seu ministério, e preço caro, no final sendo morto no Egito pelos inimigos. Mas Jeremias fez diferença. Depois da volta da Babilônia, o povo de Israel não se esqueceu das suas palavras, reconhecendo que ele estava certo e não os falsos profetas. O resultado é ter seu livro no Cânon e termos o privilégio de conhecer a vida e o ensino deste homem inspirado por Deus.