Comparação Entre Deus E os Ídolos
Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer. Não é semelhante a estas Aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o Criador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança; Senhor dos Exércitos é o seu nome (Jr 10:15-16).
“Porque os costumes dos povos são vaidade” (Jr 10:3) diz o Senhor. Para alguém que tem dúvida, quais costumes? Costumes de seguir “os sinais dos céus” (astrologia), ou de fazer ídolos de madeira, prata e ouro – ídolos que não falam e não se movimentam. Quem acredita nestes ídolos é louco e estúpido. Os ídolos são uma mentira e vão desaparecer. “Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer” (15).
O oposto total é o verdadeiro Deus:
- Grande, com um nome de grande poder;
- Rei das nações;
- Deus vivo e Rei eterno;
- Mais sábio de todos;
- Juiz, Senhor da terra;
- Criador poderoso, sábio e inteligente;
- A porção de Jacó;
- Senhor dos Exércitos!
Deus é Senhor das nações (10:7), mas as pessoas pegaram a palha da idolatria em vez de olhar para Ele. O missionário, e todos os crentes em Jesus Cristo, que têm este Deus, devem sair, levando consigo para que as nações possam O conhecer.
É para dizer às nações que seus deuses serão destruídos (Jr 10:11) e não tentar incorporar os deuses dentro da fé cristã. Não podemos amenizar a seriedade da idolatria, mas confrontá-la, apresentando o único e verdadeiro Deus.