Deus Zela pela Sua Glória
Por amor do meu nome (…) Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto. Porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem (Is 48:9, 11).
Israel, chamado e comissionado pelo Senhor, se desviava constantemente da vida e missão que o Senhor os havia dado. O conhecimento da glória de Deus na terra dependia do canal escolhido. Mas Israel acabou sendo traiçoeiro (8), obstinado (4), idólatra (5) e rebelde (8). Usava o nome do Senhor (1-2) para depois pisar em cima deste nome.
Por isso Deus refinou Israel, mas não a eliminou por completo (9). Não é possível continuar manchando o nome do Senhor para sempre. Vêm as consequências e o castigo.
Difamar o nome do Senhor é coisa séria. Declarar que é crente e viver de qualquer jeito é impossível de sustentar, pois é através de você e sua maneira de viver que Deus comunica a Sua glória ao mundo.
Temos que acordar para isso. Ver a seriedade do nosso chamamento e visão. Tratar o nome do nosso Senhor com reverência e cuidado e representá-lo com pureza e fidelidade.