Cansado do Senhor?
E entregarei Jacó à destruição e Israel, ao opróbrio (Is 43:28).
Nos versículos anteriores Deus declara tudo que fez e fará para Israel com seu majestoso poder e glória. Nele há salvação, libertação e restituição.
Contudo, cansaram dEle. Não o invocaram. Não fizeram mais sacrifícios. Esqueceram do seu Deus. Pecaram contra Ele. Escolheram outros deuses pagãos.
Por isso Deus também cansou – do pecado, do descaso e da desobediência. Chegou ao ponto da necessidade do juízo. Por isso Deu entregou Judá e Israel ao cativeiro e ao sofrimento, não como destruição definitiva, mas como castigo restaurador.
As vezes quando passamos por um sofrimento já queremos entrar em juízo contra Deus, apresentando-o nossas razões (26). Mas, vamos nos daremos mal, pois toda razão está com Ele. Sofremos para nosso bem, ou porque pecamos e precisamos de arrependimento e confissão, ou porque Deus está limpando e podando a árvore (Jo 15:1-4).
Não é para acusar Deus ou ficar com raiva dEle. Ele nos ama, não lembra dos nossos pecados (25) e quer agir em nosso favor (13). Ele castiga em amor ou nos aperfeiçoe no sofrimento (Rm 5:1-12). Podemos confiar e devemos aproveitar todas as experiências para crescer em nossa fé e vida com Deus e com os outros.