Isaías 2:11-18

O Fim dos Arrogantes

Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia (Is 2:11 NVI).

É interessante sentar-se nos aeroportos e observar as pessoas. Seria um assunto rico de pesquisa etnográfica classificar as atitudes das pessoas que passam pelos corredores.

Há os que estão viajando pela primeira vez, olhando em toda direção com insegurança e curiosidade. Há os viajantes como estilo de vida simples – mochila nas costas e tênis nos pés. Há os que estão tristes por estarem saindo de perto de pessoas queridas, ou os alegres que estão chegando. Há pessoas com propósito e passo firme, e há os arrogantes – aqueles que com nariz empinado que não olham para ninguém e passam por cima de todo mundo no seu caminho para a fila da primeira classe. Geralmente são ricos, políticos, chefes de alto nível, e são de nacionalidades de países desenvolvidos ou de nacionalidades que se consideram superiores as outras. São donos do pedaço, e não querem saber dos outros.

Em outros ambientes poderíamos observar outros arrogantes – um feiticeiro numa aldeia, um chefe de uma quadrilha, um atleta vencedor, ou uma mulher que se acha mais bonita do que as outras. Há muitas possibilidades. Arrogância é algo do coração humano e se manifesta de várias maneiras.

Isaías profetisa a Palavra do Senhor sobe os arrogantes, que um dia serão quebrantados. Um dia conhecerão o Todo Poderoso Único! Todos os ídolos serão destruídos e os idólatras humilhados (vs 17-18).