Hebreus 6:1-12

Repetir a Salvação?

De modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida (Hb 6:12 NVI).

Já ouvi várias interpretações deste trecho, de pessoas de diversas denominações. Mas olhando para o texto sem pressupostos, parece que o autor está dizendo que as pessoas não podem perder a salvação e voltar a serem salvos novamente ou repetidamente. A experiência e compreensão da redenção, o batismo, a libertação do juízo futuro é o início da carreira cristã, que deve amadurecer cada vez mais deste ponto de partida. Se perder no caminho, não pode voltar (vs 4-6).

O autor usa um exemplo de terra irrigada (vs 7-8). Se produzir fruto, é a bênção de Deus. Se produzir espinhos e abrolhos, está em perigo de ser queimada.

Por isso duas coisas são impossíveis: Primeiro, o texto contradiz aquelas pessoas que se sentem que cada pecado causa a perda da salvação (eu tive uma prima assim, que vivia em terror de perder a salvação e sempre ficava atendendo apelos evangelísticos na sua igreja), mas que pode recuperar a salvação, repetidamente.

Segundo, é impossível ser crente realmente se não produzir fruto numa vida cristã que cresce, que não é preguiçosa e indolente (vs 12) e que imita os fiéis que os antecederam e os ensinaram. Isso é impossível se nos isolamos da igreja e dos mestres da Palavra e da história maravilhosa missionária que trouxe até nós a mesma mensagem de redenção desde o início.

Portanto há um perigo neste texto de perder a salvação, se lemos sem óculos obscurecidos pelo preconceito. Mas só em casos extremos, aquilo que é chamado de apostasia. É quando a pessoa crente chegar a negar Jesus e o Espírito Santo definitivamente. Se torna blasfema. Para esta pessoa, não há mais esperança.