Hebreus 12:14

Merece Esforço

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12:14 NVI)

Duas coisas merecem nosso esforço neste versículo – viver bem com os outros e ter um caráter de santidade, aprovado por Deus. O texto deixa claro que não são coisas que vão acontecer na passividade. Não acontecem para nós, algo de fora, mas acontecem quando dedicamos energia para realizá-los.

Muita gente não compreende isso. Reclamam dos outros: “Ele me fez mal”; “fulana me destratou”; “já viu?!”; “nasci assim” (com gênio forte); “Deus me fez assim” (uma pessoa chata, egoísta e debochadora); “não aguento fulano”.

Não são os outros que vão nos livrar de atitudes e atos não conforme a santidade. Eu tive dificuldade durante meus 20 anos em São Paulo com o trânsito. Eu ficava furiosa, de verdade. Em parte, era choque cultural e outra parte uma indignidade de sentir agredida toda hora. Tive que me esforçar para me livrar disso. Comecei a confessar para alguém cada vez que ficava aborrecida. Pedia ajuda de Deus na saída de casa e constantemente pedia perdão. Deus mandou outros motoristas amigos que eu pude observar dirigindo na calma no mesmo tipo de trânsito. Graças a Deus, melhorei bem.

Estes são atitudes reprováveis e que não tem nada a ver com paz ou santidade. Ao contrário. Deus quer nos livrar do ego e dos problemas, por isso nos disciplina (vs 4-13) em amor (vs 14-15 e 13:1-3).