Perseverando na Perseguição
Em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão (Hb 10:33b-34a NVI).
Incentivo mútuo. É um grande segredo da vitória na vida cristã. Precisamos de uns aos outros para poder passar as lutas e tentações desta vida.
Primeiro precisamos dos irmãos para incentivar fazer boas obras, e não retrocesso para o pecado e o mundo.
A igreja que me enviou para o Brasil e me sustenta até hoje, começou com pessoas do Desafio Jovem de David Wilkerson. Eram da turma da pesada – viciados, criminosos, prostitutas, ladrões e alcoólatras. Mas quando se converteram foi para valer. Foram buscar os seus amigos antigos e trouxeram para a igreja e para o Evangelho. Se alguém começava enfraquecer, todos iam para casa dele, falava com ele, orava e carregava de volta para a igreja. Era impressionante e funcionou!
O segundo segredo é aguentar com alegria o sofrimento da perseguição e apoiar outros que estão passando por isso.
O que podemos falar uns com os outros para incentivá-los na tentação ou no sofrimento? Podemos falar de Jesus e seu sacrifício; falar da justiça de Deus que no fim endireitará tudo; falar das promessas de “bens superiores e permanentes” (vs 34) e a salvação eterna para os que creem (vs 39).
Tudo isso vai ajudar e temos que aprender a fazer constantemente. Mesmo que não moramos em um lugar de perseguição severa, precisamos lembrar destes irmãos, ajudar uns aos outros nas tribulações menores que todos nós passamos.