Cristianismo A-Eclesiástico?
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia (Hb 10:25 NVI).
Há um livro em inglês que está vendendo muito – “Churchless Christianity” (Cristianismo sem Igreja) de Herbert Hoefner. Ele ensina que não precisa de igrejas, baseado nas milhares de pessoas que “seguem Jesus” dentro do Hinduísmo e Islamismo. Basta ter uma forma de experiência com Jesus, sem a formação de igreja.
Esta posição é um desvio forte da Bíblia e de toda história da igreja durante quase 2000 anos. Neste texto fica uma ordem – “Não desistam em se reunir juntos”. “Vamos incentivar uns aos outros em direção ao amor e boas obras.” “Vamos nos encorajar uns aos outros.”
Não precisa ter templo, nem bancos de madeira, ou púlpito na frente. Não precisa horários fixos ou ter dois cultos no domingo. O que precisa é ter um grupo em que as pessoas se identificam umas com as outras e que crescem no conhecimento e edificação mútua pelos dons de cada um, inclusive os dons de pastores e mestres. Cada um encoraja o outro a obediência ao Senhor pelo ensino, louvor e unidade em amor. Isto se chama “igreja” e é o corpo de Cristo manifesto na terra – luz nas trevas. O tempo da igreja só passará depois do DIA (em que volta Jesus) que se aproxima, não antes (vs 25).