Cuidado!
Um pouco de fermento leveda toda a massa (Gl 5:9).
Os gálatas decolaram bem, mas parece que logo em seguida alguns impediram a continuação do voo. Paulo usa uma figura de corrida, algo pelo qual sua cidade natal Tarso era famosa. No som de tiro, todos se lançam para frente. Os gálatas estavam correndo bem, mas pararam ou foram para a pista errada. Voltaram para trás.
No início dependeram da graça, agora das obras; antes, da fé em Cristo, agora, na circuncisão. Eram livres e agora são escravos. Os judaizantes conseguiram persuadir os gálatas a voltarem para a lei, um perigo que tem influência larga. Uma “pequena” heresia tem a tendência de se espalhar como fermento.
Paulo se sente em angústia com este desenvolvimento. Seu cuidado, carinho e responsabilidade pela igreja está sendo testado. Ele se sente como se fosse passando por dores de parto (Gl 4:19)! Acima de tudo, o próprio sacrifício de Jesus está sendo desprezado. O castigo para aqueles que deturpam o Evangelho e prejudicam o povo de Deus deve ser severo. Paulo não indica uma palmada para estas pessoas, mas uma mutilação, uma circuncisão exagerada, a castração!